Figos
Nestes últimos dias têm chegado muitos figos à Casa da Pucariça (para gaudium da mulher da casa que leva o ano a sonhar com este fruto!).
Pelos figos pretos agradecemos à família Garcia e à Lumière e pelos figos verdes agradecemos ao tio Vovoi que já está a preparar os restantes para secar.
O figo é um fruto muito nutritivo e uma rica fonte de fibra, potássio, proteínas, vitaminas e minerais (ferro, fósforo, magnésio, cobre e zinco). Devo dizer que por esta altura ultrapasso, em muito, a dose diária recomendada!!!
Regula a digestão (por ser de fácil digestão ajuda na obstipação pois é laxante devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra), ajuda nas irritações gastrointestinais, estados febris, transtornos menstruais, inflamações pulmonares e urinárias, estimula a capacidade de concentração, é diurético (o seu elevado teor de potássio torna-o alcalinizante pois apresenta o valor de pH mais alcalino de todos os alimentos, por isso podem ser usados para neutralizar os ácidos do estômago).
Também é recomendado o seu uso externo. O leite dos figos verdes é recomendado para eliminar as verrugas e é recomendado aplicar a polpa prensada do figo sobre a gengiva para aliviar a dor de dentes.
As propriedades curativas do figo são referidas desde a antiguidade. Já Hipócrates (em 400 a.C.) recomendava o figo para combater a desnutrição e o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como o alimento básico das suas dietas.
Ainda descobrimos alguns ditados populares relacionados com os figos:
- Em tempo de figos, não há amigos! - Como diz a amiga Fátima: Confere!
- Uns comem figos, a outros rebenta-lhes a boca. - Amiga Ana Rita, contra este mal não te preocupes que como por ti os que quiseres!
- Setembro molhado figo estragado. - Isso é que não!
- Da noz o figo é bom amigo. - E a amêndoa também! Lá pelos Algarves ultimam-se os preparativos para as estrelas de figos rendilhadas com amêndoas e que a tia Mêmê fazia tão bem!
Para o ano há mais!
Comentários
Enviar um comentário