Sobre nós

Parte I - A mudança

A Casa da Pucariça nasce quando o Paulo e a Verónica decidem viver no campo ao encontro de amigos e da Natureza. Em 2003 compraram a casa que dá origem ao nome do projeto onde, em tempos, teria sido uma casa de referência arquitetónica do lugar. Agora totalmente alterada ficou o nome, o espírito e muita atividade. Foi o local e a casa que os escolheu.


           Parte II - A ampliação

          Em 2008 a Casa da Pucariça passou dos seus 200 de terreno para os 1000. foi também nesta altura que começaram a acontecer encontros sobre alimentação, educação e atividades de agricultura regenerativa para crianças.
Todo o sonho ficou com o seu primeiro esboço nesta altura. Construir uma eco aldeia, uma comunidade de aprendizagem, uma escola humanizada...


           Parte III - A escola

          No verão de 2014 iniciam-se as atividades com crianças na Enraizar - Associação de Aprendizagem Comunitária, que surgiu da vontade de um grupo de famílias com a visão de criar uma comunidade de aprendizagem.
Este novo projeto precisou de toda a nossa energia e para a Casa da Pucariça ficou apenas o suficiente para a manutenção do espaço.


           Parte IV - A quinta pedagógica

         Em  2015 a Casa da Pucariça passa a ter 5000 aos quais se juntam três famílias que participam na Enraizar para criar uma cooperativa informal e desenvolver a quinta pedagógica Casa da Pucariça - caminhos de sustentabilidade.
Mais amigos vão fazendo parte deste sonho, da sua construção, com a mesma vontade de partilhar conhecimento prático através de atividades de vida sustentável, com o propósito de ajudar as pessoas a cuidarem de si e do planeta.


           Parte V - Abertura à comunidade

         Agora estamos empenhados na gestão do espaço, o modo de cooperação entre as pessoas e na atividade empresarial que serve de modelo de sustentabilidade.
A promoção da sustentabilidade será desenvolvida através de decisões equilibradas entre os factores económicos, sociais e ambientais resultando em benefício para todos.
O objetivo das atividades a desenvolver é fornecer mensagens positivas e soluções práticas para as mudanças dinâmicas e criativas que o mundo de hoje carece.
A Casa da Pucariça está organizada para acolher famílias, escolas, profissionais, grupos com interesse especial, crianças, jovens, adultos, idosos ou simplesmente alguém interessado no que será dinamizado.


"Sê a mudança que queres ver no mundo."
Ghandi