Açorda biológica com ovos escalfados

     Este é um dos pratos alentejanos mais apreciados por cá. Raramente fazemos porque não é fácil encontrar um pão alentejano que preencha as medidas da 1/2 alentejana da casa!
   Encontrámos pão alentejano biológico à venda e resolvemos experimentar. Uma das características deste prato é o aproveitamento de pão duro, mas nós não quisemos esperar, provavelmente seria todo comido antes de ficar duro! Os pedaços de pão duro ajudam a que não fique espapassado tão rapidamente.

ingredientes:
- coentros a gosto;
- 4 dentes de alho;
- sal;
- azeite;
- ovos (1 por pessoa);
- água;
- pão alentejano.


     Esmagar os dentes de alho com a ajuda de uma colher de pau ou uma faca, juntar sal, os coentros picados e azeite.
     Levar água ao lume e quando ferver deitar os ovos (para a clara não dispersar podem usar o truque do cheff Henrique Sá Pessoa: mexer a água com uma colher para criar um centro rotativo e deitar o ovo - e resulta), também há quem o faça dentro de um saco de plástico mas não somos fãs dessa opção.


     Deitar a água na taça e colocar o pão cortado às fatias, ajudando a mantê-lo debaixo da água com uma colher para absorver a água.
     Rectificar temperos e servir.



 Aqui está a estrela principal!

Comentários

  1. Olá!

    Em tempos (2008) organizamos um workshop de cozinha alentejana vegetariana, e como a açorda muitas vezes é acompanhada também por bacalhau, substituimos o dito por tofu (passado um pouco por azeite e alho na frigideira). Ficou uma maravilha!

    Apesar da duplicação de proteínas, aqui fica uma sugestão para um dia especial ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário