Omelete de nóscara

     Há já algumas semanas que só ouvimos falar desta planta. O Zé apresentou-no-la como "nóscara" e ontem percebemos porque é que só ouvimos falar nela. Em Vinhais (Bragança), levava o ano à espera da época para a poder apreciar.
     
     É esta a famosa nóscara, é uma planta espontânea e usam-se os rebentos (ainda sem semente). Pelo que percebemos, apanhar os rebentos melhores e na altura certa é uma arte reservada aos verdadeiros apreciadores!

     Já pesquisámos sobre esta planta mas não temos encontrado nada. Se alguém nos puder ajudar, agradecemos!

1. Para a omelete basta picar os rebentos de nóscara e levar ao lume, numa frigideira, a saltear em azeite.

2. Juntar os ovos batidos e deixar alourar até se poder virar, os mais habilidosos podem tentar virá-la no ar!

Antes de a provarmos, ainda houve tempo para umas brincadeiras!

Pode-se comer no prato ou no pão. É deliciosa de qualquer maneira!

Comentários

  1. b noite: vivo em Aveiro,mas sou de tras-os-montes, Vinhais e adoro isso, na minha aldeia comiam-se em omolete. essa planta lá tem o nome de espargos, ou párrigos; a planta chamam párrigueira. também há outra espécie de espargos bravos, selvagens,ou párrigos,que lhe chamam rabo de gato. sao muito parecidos aos espargos de cultivo. luisa..... marevazia@iol.pt

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje fiz uma bela omelete, deu-lhes uma breve cozedura, alourei cebola e s rodelas de chouriça de Vinhais, de seguida, juntei os parrigos grosseiramente picados, salteei e de seguida bati os ovos com uma pitada de sal e pimenta, reguei uniformemente e fui enrrolando até finalizar com uma bela omelete (aconcheguei ligeiramente com papel absorvente para retirar qualquer excesso de gordura). Aqui em Lousada ninguém conhece

    ResponderEliminar
  3. Em Fgueira de Castelo Rodrigo, chama-se aos rebentos da planta,gromos de norsa,de facto é uma omolete muito saborosa.

    ResponderEliminar
  4. eu sou de traz os montes,a minha mãe chama-lhe rabo de noz fazem omelete pataniscas...muito bom

    ResponderEliminar
  5. Sou de Freixo de Espada à Cinta. Ali damos o nome de norsa. Esta altura é a ideal. Chuva e sol. Gostam de se desenvolver no meio dos enormes silvados. Em campos abandonados ou junto a paredes de pedra com humidade. Ainda ontem, em Braga, onde vivo, apanhei bastantes. Hoje será feita uma omelete de norsa. Lá em casa todos adoram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário