Xarope de Outono

     Costumamos dizer que as pessoas que passam na nossa vida deixam sempre alguma coisa, alguma marca. A D. Rosana não foi excepção. 
     No ano passado, no meio de uma gripe, ensinou-me a fazer este xarope natural que pode ser tomado semanalmente a partir do Outono para prevenir futuras gripes no Inverno.


Para os corajosos que queiram experimentar:

                               - 1 frasco com capacidade para 750g ou 1kg
                               - 0,5 kg de mel
                               - 1 cebola grosseiramente picada
                               - 1 cabeça de alhos cortados em 4
                               - 1 tronco de gengibre grosseiramente picado

     Deitar os pedaços dentro do frasco e empurrar com uma colher para se misturarem com o mel. Levar ao frigorífico durante 3 dias.

     Depois dos 3 dias pode-se ver o líquido vertido pelos pedaços. Mexer bem para se misturar com o mel e está pronto a tomar. Manter no frigorífico.

     A partir daqui tomamos 1 colher de sopa semanalmente (sem pedaços - que ficam no frasco). Não é tão mau como parece! O sabor "limonado" do gengibre ajuda a disfarçar um pouco o sabor do alho e da cebola.

     Estes quatro ingredientes, em conjunto, funcionam como uma verdadeira bomba anti-gripe. Aqui ficam algumas das suas propriedades (no combate e prevenção da gripe): 

     O gengibre é um anti-inflamatório natural, é usado contra a tosse, bronquites, asma, rouquidão (é expectorante e sudorífero - aquece os pulmões e seca a humidade excessiva). Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

     A cebola tem uma acção anti-inflamatória e anti-bacteriana e é rica em vitamina C.

    O alho, como já falámos aqui, reforça o sistema imunitário, é antibiótico, anti-séptico, anti-inflamatório, anti-microbiano e anti-asmático.

  O mel é um poderoso anti-séptico. Desde sempre foi usado em mezinhas para constipações, acalmar a tosse e dores de garganta e baixar a febre. Ajuda ainda a aliviar a rinite alérgica (é recomendado tomar diariamente uma colher de chá de mel que contenha cera dos favos para ajudar a criar resistências). É rico em minerais, bem como em vitamina C e B
     E como dissemos atrás... não sabe tão mal como parece!

Comentários

  1. E não é só um xarope! Pois qualquer desses ingredientes e a própria mistura podem ser aplicados na pele, revelando se um ótimo elemento desintoxicante numa massagem com mel! É, assim cuidamos por dentro e por fora!

    http://ayur-veda-massagem.blogspot.pt/p/apiayurveda-massagem.html
    http://ayur-veda-massagem.blogspot.pt/2012/11/massagem-com-mel.html

    E podemos fazer uns aos outros em casa :)

    Abreijos :)

    Anká Devô

    ResponderEliminar

Enviar um comentário