quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como fazer leite de aveia

     Há já algum tempo que queríamos experimentar fazer leite de aveia e foi desta!
     É muito simples e muito rápido. Para além de ser muito nutritivo e rico em fibras, é uma boa alternativa ao leite de vaca e de soja (para quem seja intolerante à soja).
     Prepará-lo em casa não só se poupa em dinheiro como também em embalagens.

Ingredientes para 1 litro de leite:
- 100g de flocos de aveia ou em grão (é integral)
- 1 litro de água (de preferência filtrada ou fervida)

Preparação:
     Deixar os flocos de aveia de molho na água durante 2 horas. Bater no liquidificador e coar (a "massa" que sobra pode ser usada para adicional a molhos, bolos, bolachas ou também como máscara facial pois é bom para quem tem acne). 
     Se ficar muito encorpado basta adicionar mais água.
    Como fica com o sabor característico de cereal pode ser adicionado adoçante (usámos stévia - noutra altura vamos falar sobre esta descoberta) e uma colher de chá de essência de baunilha.

Benefícios do leite de aveia:
     O leite de aveia é muito rico em fibra, isento de colesterol e lactose, contém vitamina E, ferro...
     A aveia é muito rica em fitoquímicos (que é como quem diz: produtos químicos das plantas) que ajudam a lutar contra doenças como o cancro ou cardiovasculares.

Análise nutricional da aveia (por 100g - 1 litro de leite)
energia: 384 kcal
proteínas: 16 g
total de gorduras: 6,3 g
hidratos de carbono: 67 g
fibra: 9,8 g
cálcio: 52 mg
ferro: 4,2 mg
magnésio: 148 mg
fósforo: 474 mg
potássio: 350 mg
sódio: 4 mg
zinco: 3,07 mg
cobre: 0,343 mg
manganês: 3,630 mg
selénio: 34 mcg
vitamina B1 (tiamina): 0,730 mg
vitamina B2 (riboflavina): 0,140 mg
vitamina B3 (niacina): 0,
vitamina B5 (ácido pantoténico): 1,245 mg
vitamina B6: 0,120 mg
vitamina E: 0,700 mg
vitamina K: 3,2 mcg

1 comentário:

  1. Magnifica descoberta....
    Estávamos muito necessitados de outra alternativa.

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